Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional
Início do conteúdo da página

Institucional

A Unidade Acadêmica de Física conta com a presença dos cursos de Bacharelado em Física, Licenciatura em Física e Física no nível de Mestrado.

O Curso de Bacharelado em Física foi criado em agosto de 1995, através da Resolução 06/95 do Conselho Universitário. Foi estabelecido o limite de 20 (vinte) vagas diurnas, para ingresso de alunos mediante concurso vestibular e fixado o período 96.1 para o início de suas atividades. Já o Curso de Licenciatura em Física foi criado em 16 de julho de 2009, segundo a proposta da instituição para o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais do Ministério da Educação – REUNI/MEC realizado em 24 de outubro de 2007.

Os cursos têm como objetivo a formação de profissionais em Física, qualificados para o exercício de suas atividades com competência, com ética e consequentemente com responsabilidade social, compreendendo a ciência como conhecimento histórico desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos. Contando com 30 professores efetivos de diversas áreas da Física incluindo Pesquisa em Ensino de Física, Matéria Condensada, Partículas, Gravitação, Física da Atmosfera, Física Aplicada a Engenharia dentre outras. Também conta em sua trajetória com experiências em projetos como o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Programa Mulher e Ciência, Programa Luz e Cor e outros voltados para a educação e ensino de Física.

O curso de Física no nível de mestrado foi aprovado em março de 2006, e foi recomendado pela CAPES em novembro do mesmo ano. É um curso voltado para graduados em Física, ou áreas afins. O objetivo do curso é formar profissionais com uma sólida formação em Física no nível de Mestrado com ênfase em Física de Partículas, Cosmologia e Gravitação; Física da Matéria Condensada; e Física da Alta Atmosfera.

 

Fim do conteúdo da página