Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pós-Graduação
Início do conteúdo da página

Apresentação PPGF

O curso de Física no nível de mestrado da Unidade Acadêmica de Física foi aprovado no âmbito da UFCG em março de 2006 e recomendado pela CAPES em novembro do mesmo ano. É um curso voltado para graduados em Física ou áreas afins, que deve ser integralizado em dois anos. A seleção de candidatos para o ingresso no curso é semestral. O objetivo do curso é formar profissionais com um sólida formação em Física no nível de Mestrado com ênfase em várias linhas de pesquisa de interesse atual em Física Teórica e Aplicada.

 

Histórico do Programa

O mestrado iniciou suas atividades em março de 2007 com 08 (oito) professores permanentes, sendo 04 (quatro) o número de pesquisadores do CNPq, e contava no ano de 2007 com 05 (cinco) bolsas de estudos, e um corpo discente composto por 05 (cinco) alunos. Todos os alunos que iniciaram o curso em 2007 concluíram o mestrado em 2009 e atualmente são professores de Universidades públicas. 

O corpo docente da nossa pós-graduação é composto por 25 (vinte e cinco) professores, sendo 22 (vinte e dois) o número de professores permanentes, 1(um) professor visitante nacional e 02 (dois) professores colaboradores. Nosso programa conta com professores pesquisadores com projetos de pesquisa financiados por órgãos do governo federal, entre os quais 15 (quinze) são pesquisadores do CNPq, representando 60% do total dos docentes. O programa também conta com 5 pós-doutorandos, sendo 3 voluntários e dois bolsistas (PNPD CAPES e PDJ CNPq).

Atualmente, o corpo discente do PPGF é composto por 32 alunos matriculados, com 02 bolsas FAPESQ e 04 bolsas CAPES ativas. Em 2022, os membros permanentes, colaboradores e pós-doutores do programa publicaram um total de 51 artigos e 1 patente depositada, entre 2021 e 2022, o programa totalizou 108 artigos publicados em periódicos (média de 54 artigos por ano do atual ciclo de avaliação) e 29 dissertações concluídas (média de 14.5 dissertações por ano do atual ciclo de avaliação). Considerando o período de 2007 a 2022, foram concluídas 205 dissertações.

Na última avaliação quadrienal (2017 - 2020) o programa de pós-graduação em física da UFCG subiu seu conceito para nota 4. A fase de consolidação do nosso programa é notória visto que temos melhorado bastante nossos indicadores. 

Em 2018 o PPGF teve seu novo Regulamento aprovado pela Câmara Superior de Pós-Graduação da UFCG. Entre as principais alterações apresentadas no novo regulamento estão o estabelecimento de normas claras para o credenciamento e manutenção de membros permanentes e de colaboradores, e a proposta de uma formação conjunta em física teórica e experimental, na qual nossos alunos terão acesso tanto às disciplinas teóricas quanto à disciplinas de instrumentação e simulação computacional.

Em 2013 o Programa de Pós-Graduação em física da UFCG realizou o evento em ensino e pesquisa denominado XXXI Encontro do Físicos do Norte e Nordeste, na cidade de Campina Grande, PB, Brasil. Além desse relevante evento para a comunidade de Física do Norte e Nordeste, o PPGF realiza periodicamente congressos e workshops que buscam estimular a troca de ideias entre diversos pesquisadores da região, bem como divulgar os mais recentes resultados debatidos na literatura e as contribuições dos diversos professores que fazem parte do programa. Os mais recentes eventos realizados pelo PPGF podem ser acessados através do link (http://uaf.ufcg.edu.br/pt-br/pos-graduacao/eventos).

Torna-se válido salientar que o PPGF submeteu uma minuta que regulariza o programa de pós-doutoramento para atender uma demanda reprimida de recém doutores que atuam como docentes do campus da região. O PPGF possui colaboração com diversas Universidades e Centros de Pesquisa do Brasil e do Exterior. Ressaltamos nossas colaborações com o Instituto Internacional de Física (IIP) e com grupos de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com grupos de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre outros.

Entre as colaborações internacionais, nossos membros têm publicado seus trabalhos de forma regular com pesquisadores das seguintes universidades e centros de pesquisa: Institut de Mathématiques et de Sciences Physiques Benin, University of Western Ontario Canadá, University of Alberta Canadá, University of Illinois EUA, Clemson University EUA, Argonne National Laboratory EUA, Northern Illinois University EUA, University of Rochester EUA, Saha Institute of Nuclear Physics Índia, Indian Institute of Science Índia, Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati Itália, Universitat de València Espanha, entre outras.

No tocante a colaborações experimentais, dois professores de nosso corpo docente atuam como gerentes de linha do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS). O acesso ao LNLS tem proporcionado aos nossos alunos a oportunidade de realizar parte de seu programa de mestrado em um dos experimentos mais importantes do país. Mais detalhes sobre os projetos desenvolvidos no LNLS podem ser encontrados no endereço:
http://uaf.ufcg.edu.br/pt-br/pos-graduacao/grupos-de-pesquisa-e-colaboracoes

Membros do nosso programa de pós-graduação também estão envolvidos no projeto do radiotelescópio BINGO (Baryon acoustic oscillations In Neutral Gas Observations). O BINGO é uma colaboração internacional na qual participam membros lotados em universidades do Brasil, China, Reino Unido, França, África do Sul, Alemanha e Estados Unidos. Mais informações podem ser obtidas no site: https://bingotelescope.org


Salientamos que a UFCG e Governo do Estado da Paraíba arrecadaram até o momento mais de R$ 13 milhões em recursos para o Projeto BINGO. Desta forma, a UFCG tem papel protagonista na construção e desenvolvimento do projeto, tendo a UAF como liderança entre os pesquisadores atuantes na colaboração. Esperamos que nossa participação na colaboração BINGO eleve o nível de internacionalização do nosso programa e que proporcione aos nossos alunos oportunidades frutíferas para suas carreiras acadêmicas. 

O PPGF também conta com participação no LatinAmerican Giant Observatory (LAGO), tratando-se de uma colaboração entre diferentes Universidade sul americanas que utilizam detectores Cherenkov para estudar os chuveiros aéreos estendidos produzidos na atmosfera pela colisão de raios cósmicos primários de diferentes energias. Recentemente, nosso programa também foi incluído como membro do observatório Pierre Auger e na colaboração SWGO.

Além disso, nosso programa conta com o laboratório Aerolume localizado na cidade de São João do Cariri, com o Laboratório de Fotoacústica e Fototérmicas, com o I-Quanta, com o Laboratório de eletromagnetismo e física não-linear, com o Laboratório de prototipagem eletrônica, Laboratório de Ensaios Magnéticos, Laboratório de Transferência de Calor e Massa, Laboratório Instrumental do Projeto BINGO, Radiotelescópio Uirapuru (outrigger do radiotelescópio BINGO), com o CERTBIO e com o Laboratório LIFE, os últimos localizados na UFCG Campina Grande.

Nos últimos anos temos acompanhado o desempenho de nossos egressos e verificamos que a maioria deles deu continuidade às suas carreiras acadêmicas, atuando com sucesso como discentes de programas de pós-graduação no país e no exterior ou na carreira de docente.

Coordenador

Prof. Dr. Francisco de Assis de Brito

Membros Titulares do Colegiado

Prof. Dr. Kennedy Leite Agra

Prof. Dr. Igo Paulino da Silva

Secretário

Thaís Fernanda Clemente de Sousa Nascimento

Redes Sociais

Facebook do PPGF

Instagram do PPGF

Canal do PPGF no YouTube

 

 

Fim do conteúdo da página