Cosme obteve os diplomas de Bacharelado e de Mestrado em Física pela Universidade Federal de Campina Grande (2010, 2013) e o título de Doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2017). Ele possui experiência em Física, Ciência Espacial de modo geral, Aeronomia e em observações de airglow (brilho atmosférico) realizadas em solo.
Os interesses de pesquisa de Cosme concentram-se no sensoriamento remoto multitécnica da alta atmosfera terrestre. Ele trabalha com instrumentação em solo e em satélites para estudar tanto o comportamento em tempos calmos quanto em eventos de tempestade dessa região, em baixas, médias e altas latitudes.
Esses instrumentos incluem sistemas de imageamento portáteis, receptores do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), ionossondas e interferômetros de Fabry-Perot. Atualmente, ele está desenvolvendo novas técnicas e algoritmos para analisar simultaneamente esses múltiplos conjuntos de dados, a fim de compreender melhor a eletrodinâmica subjacente aos processos de instabilidade na ionosfera equatorial e de médias latitudes, bem como o acoplamento físico da atmosfera neutra com o plasma eletrificado nessa região.
|
Redes Sociais