Elcio Abdalla

Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 00h14 | Última atualização em Domingo, 10 de Março de 2024, 16h11 | Acessos: 466

Doutor (1977): USP

Física de Partículas, Cosmologia e Gravitação

Professor Visitante USP - BINGO/Abdus

Graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1977). Foi pesquisador associado ou Professor visitante em Hamburgo, Copenhagen, Trieste, CERN (Genebra), Fudan e Jiao Tong (Shanghai) e YangZhou. Atualmente, é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das partículas elementares, gravitação e cosmologia, atuando principalmente nos temas: modelos integráveis, teoria da gravitação clássica, perturbações, energia e matéria escuras, buracos negros e holografia. Recebeu o premio Weisskopf do Instituto Abdus Salam, Trieste, em 1992. Orientou 31 doutorados, 35 mestrados e 20 pós doutores. Tem cerca de 10.000 citações de acordo com o google scholar. Atualmente coordena o projeto BINGO, radiotelescópio a ser construído para aferição de BAO (Oscilações Acústicas de Baryons) através das observações da linha de 21 cm, além de observar outros objetos astrofísicos, principalmente as Rajadas Rápidas de Radio, os Fast Radio Bursts.